SM

NOTÍCIAS

 

By saudemental, Nov 20 2017 12:06AM

Uma exposição baseada na troca de papéis entre artistas convidados e artistas do atelier de artes plásticas do Serviço de Reabilitação do CHPL.


Pavilhão 31 - CHPL

De segunda a sexta-feira, das 10h-16h, até ao final do ano.




By saudemental, Nov 16 2017 06:45PM

23 de Novembro, 14h00 as 17h00

Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3

Entrada livre


Esta sessão assinala o encerramento da Plataforma Gulbenkian para a Saúde Mental Global que procurou desenvolver modelos para a saúde mental no contexto da Agenda da Saúde Global.

Uma parceria com a Organização Mundial de Saúde e o Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.


Mais informações: https://gulbenkian.pt/



By saudemental, Nov 11 2017 06:05PM

A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe, no dia 13 de novembro, às 9 horas, o simpósio "Dormir e relaxar sem depender de benzodiazepinas (calmantes)", promovido pela Coordenação Nacional da Estratégia do Medicamento e dos Produtos de Saúde, em colaboração com outros 14 departamentos do Ministério da Saúde e as Ordens dos Médicos, dos Farmacêuticos e dos Psicólogos. A iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, na sessão de abertura.


Esta campanha de sensibilização tem como objetivo alertar profissionais de saúde e cidadãos para a utilização excessiva de benzodiazepinas (BDZ) e foca-se em três aspetos:

- os riscos da utilização de BDZ,

- a necessidade de suspensão ou redução destes medicamentos ser feita pelo médico assistente, e

- a existência de alternativas terapêuticas não medicamentosas e medicamentosas para o tratamento da ansiedade e da insónia.


A utilização de BDZ em Portugal tem-se mantido elevada e superior à de outros países, apesar de diversos alertas e recomendações. Em 2016, 1,9 milhões de utentes portugueses adquiriram pelo menos uma embalagem de medicamentos destinados sobretudo ao tratamento das perturbações de ansiedade e insónia. Estes utentes são maioritariamente do género feminino (70 %), nas faixas etárias entre os 55 e os 79 anos (52 % do género feminino).

A região dos Açores é a maior utilizadora destes medicamentos, seguida pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) do Centro e do Norte. A ARS do Algarve regista a menor utilização.


Existe evidência e largo consenso das consequências da utilização das BDZ devido aos riscos de dependência, de alterações da memória, de fraturas devidas a quedas e de acidentes de viação.


As inscrições para participação no simpósio podem ser feitas através do formulário online.


in www.sns.gov.pt


By saudemental, Nov 2 2017 08:25PM

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

20/10/2017 a 11/03/2018

Curadoria: Aida Rechena e Teresa Furtado


Os museus não são lugares neutros. Pelo contrário, procuram dar respostas a questões fundamentais para a sociedade. O Género enquanto dimensão identificadora dos indivíduos inclui-se nessas questões. O corpo, a sexualidade, a identidade e resistência são as dimensões presentes na construção diária do Género que conduzem esta exposição.


Procurando desfazer estereótipos relativamente à compreensão do Género, a exposição traz para o espaço museológico a reflexão e o debate sobre a dimensão de Género, a partir de um conjunto de obras de arte dos artistas portugueses Alice Geirinhas, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vidigal, Carla Cruz, Cláudia Varejão, Gabriel Abrantes, Horácio Frutuoso, João Gabriel, João Galrão, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Maria Lusitano, Miguel Bonneville, Thomas Mendonça e Vasco Araújo.



By saudemental, Oct 25 2017 09:52AM


O Festival Mental tem como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental, trazendo-a à discussão popular através do cinema, das artes e da informação.

Inspirado pela dinâmica, inovação e fantásticos resultados conseguidos pelo festival escocês SMHAFF Scottish Mental Health Arts and Film Festival, o primeiro Mental ocorre de 9 a 12 de novembro de 2017, com documentários premiados pelo IFF – International Film Festival 2017. As temáticas escolhidas para este ano são: Borderline, Prevenção, Alzheimer e Alcoolismo.

Outra grande aposta são as M-Talks com convidados de renome nas várias áreas científicas e pedagógicas e que estarão presentes nas três salas escolhidas: Cinema Amoreiras, Auditório da biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (ABMOR) e Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.


Mais informações em: www.mental.pt


By saudemental, Oct 22 2017 11:44AM


1. Praticar uma dieta saudável

2. Praticar atividade física todos os dias

3. Estar vacinado

4. Não fumar

5. Evitar ou minimizar o consumo de álcool

6. Gerir o stress

7. Praticar uma boa higiene pessoal

8. Não acelerar, nem beber e conduzir ao mesmo tempo

9. Usar cinto de segurança enquanto conduz e o capacete na bicicleta

10. Praticar sexo seguro

11. Fazer checkups de saúde regularmente

12. Amamentar é essencial para o bebé e para a mãe



By saudemental, Oct 18 2017 07:47PM

21 out, sábado, 21h: sessão com audiodescrição

22 out, domingo, 17h30: sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa


Sinopse:

O AQUI é um espetáculo de dança cujo tema é o tempo. O tempo cronológico e o tempo interior, explorados através do cruzamento de linguagens, tecendo uma peça em que os sentidos e as emoções nos conduzem a um reequilíbrio constante. Em palco, é criado um espaço de desafio, uma arena de olhares e de questionamento, que induz à reavaliação de quem sou Eu e de quem é o Outro.

O AQUI pretende ser um lugar de paragem nas modelações e encenações que a sociedade produz, numa procura constante do humanismo absoluto. Um espetáculo com uma narrativa por vezes fluida, por vezes fragmentada, onde se encontram mundos com diferentes circunstâncias de ser e de estar, onde confluem o risco e o afeto, o arrojo e a generosidade e se conquista um espaço de igualdade.


By saudemental, Oct 14 2017 10:58AM

O Plano Nacional para a Saúde Mental faz um ponto de situação sobre a Saúde Mental em Portugal, onde consta um sumário das atividades feitas em 2016, uma previsão do que está a ser realizado em 2017/2018 e o que se prevê fazer até 2020.


Quais são as principais conclusões?

- As pessoas estão a viver mais anos, mas com incapacidades na área da saúde mental, o que implica uma sobrecarga para a Sociedade.

- O número de mortos por saúde mental é baixo e está, na maioria, relacionado com o suicídio. É no Alentejo onde acontecem o maior número de suicídios, na maioria homens.

- Maior rigor e qualidade na prescrição de medicamentos na área da saúde mental.

- Aumentar os registos de perturbações mentais nos Centros de Saúde.

- Aumentar os cuidados e serviços na área da saúde mental para as crianças/adolescentes e adultos.


O que se quer atingir em 2020?

- Aumentar em 25% o registo das perturbações mentais nos Centros de Saúde.

- Estabilizar a prescrição de medicamentos para o tratamento de ansiedade na população.

- Apoiar a criação de 1.500 lugares para adultos e 500 para crianças/adolescentes em Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental.

- Realizar mais 30% de ações de promoção da saúde mental e de prevenção das doenças mentais.



Pode consultar o Plano na integra em: https://www.dgs.pt


* Required
530

Fale connosco

Depressão Perturbação Bipolar Perturbação Obsessivo Compulsivo Tratamento com lítio Tratamento com valproato

Faça aqui o download dos folhetos.

Leia e divulgue!