SM

NOTÍCIAS

 

By saudemental, Apr 4 2019 10:05PM

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência recebe no dia 7 de abril a Feira da Saúde de Lisboa, no âmbito do dia Mundial da Saúde.

Rastreios, conversas, aulas abertas, workshops, concertos, teatro e Hospital dos Pequeninos são algumas das atividades em que pode participar. Todas as atividades são gratuitas.

A iniciativa contará com a colaboração de técnicos de saúde mental do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que irão dinamizar algumas atividades.


Consulte o programa completo aqui.


Junte-se a nós nesta celebração pela Saúde!


Domingo, 7 Abril, 2019 - 10:00 a 19:00

Museu Nacional de História Natural e da Ciência | Jardim Botânico de Lisboa

By saudemental, Mar 25 2019 02:20PM

O Walk with a doc é uma iniciativa mundial que tem como objetivo a promoção da atividade física na comunidade. Para esse fim são organizadas caminhadas mensais, precedidas de uma conversa sobre um tema de saúde, apresentado por um/a médico/a. O movimento foi desenvolvido em 2005 por um cardiologista americano, tendo vindo a crescer desde então, com implementação em vários países.


Em Lisboa, a Unidade de Saúde Familiar da Baixa já aderiu a este movimento e em parceria com o Núcleo de Literacia em Saúde Mental do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, irá organizar a próxima caminhada, a realizar-se no dia 27 de Março, subordinada ao tema “Saúde Mental”. Com esta iniciativa pretende-se aliar a prática de atividade física à promoção da literacia em saúde mental, debatendo diversos aspetos e respondendo a questões sobre o tema.


Junte-se a nós nesta caminhada!


27 de Março

18h00 - 20h00

USF Baixa - Rua Palma 43, 1100-390 Lisboa

Iniciativa gratuita, sem necessidade de inscrição.


Mais informação:

Facebook - Walk with a doc Lisboa

https://walkwithadoc.org/our-locations/lisboa-portugal



By saudemental, Mar 18 2019 06:50PM

O Manifestamente é uma iniciativa cidadã pela Saúde Mental empenhada em: FALAR e inspirar outras pessoas a falar sobre saúde mental; JUNTAR, convocando toda a sociedade para a mesa de discussão sobre saúde mental; FAZER, encontrando soluções criativas para melhorar a saúde mental de todos nós.


O Manifestamente apresenta o seu Kit Básico de Saúde Mental na próxima segunda-feira, dia 25 de Março. Ao longo da sessão falar-se-á sobre o que é saúde mental, o que é preciso para cuidar dela, o que são sinais de preocupação relativamente à saúde mental, o que é doença mental e quais são os recursos que temos disponíveis se precisarmos de ajuda.


25 de Março às 19h00

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL - Polo Ravara), Avenida João II, lote 4.69.01, Parque das Nações, Lisboa

Inscrição gratuita mas obrigatória através de formulário online.


Mais informação:

www.manifestamente.org

Facebook - Manifestamente

By saudemental, Mar 14 2019 09:43PM

28 de Março

09h00-17h00

Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira


O encontro “(Pre)conceitos: Saúde Mental na Comunidade”, organizado pelo Fórum Social da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, tem como objetivo contribuir para o aumento de conhecimentos sobre questões de saúde mental, no sentido de, por um lado, incentivar a procura precoce de ajuda e diminuir atitudes estigmatizantes, e, por outro lado, sensibilizar para a necessidade de promoção da saúde mental.


Para mais informação consultar a página de facebook do Fórum Social da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo.

By saudemental, Mar 12 2019 10:50PM

22 de Março

18h00 às 21h00

Entrada livre


Rua do Grilo, N135.

Edifício NOW, Beato.


Ao fim de mais de 20 anos a trabalhar com doentes do Júlio de Matos, reconhecendo-lhes talento e expondo as suas obras ao lado dos grandes nomes da arte contemporânea nacionais e internacionais ou até de realizadores como Emir Kusturica, Sandro Resende e José Azevedo decidiram ultrapassar as barreiras dos muros e das instituições hospitalares num projeto de inovação social a que deram, propositadamente, o nome de Manicómio.


O Manicómio afirma-se como uma marca de inovação social que tem como objetivos principais, quebrar o estigma associado à doença mental e promover a empregabilidade.


Como primeiro projeto da marca, nasceu o espaço Manicómio no edifício NOW do Beato, dedicado à criação de "arte crua" por artistas com experiência em saúde mental. Na sua primeira fase, o Manicómio arranca com 10 artistas a quem foram criadas condições de trabalho condignas e atribuídas bolsas de estudo com a duração de um ano. Para além dos trabalhos desenvolvidos, estes artistas terão também oportunidade de desenvolver outras ações como dar aulas de desenho, pintura, fotografia e escultura.


Informações: estudiomanicomio@gmail.com

manicomio.pt



By saudemental, Jan 17 2019 10:50PM

O Manicómio é um projeto artístico desenvolvido no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e pretende dar visibilidade a artistas portugueses com doença mental.


“Insubordinar” é o tema da primeira exposição e vai de encontro à missão do projeto - criar novas condições para que os artistas possam acelerar o processo criativo e facilitar a sua inclusão, ultrapassando todos os estigmas associados à doença mental.


A inauguração decorrerá amanhã, dia 18 de Janeiro, pelas 22h, no Espaço Fidelidade Chiado8 Arte Contemporânea, no Largo do Chiado, em Lisboa.

Serão expostas diversas obras que refletem 20 anos de trabalho em atelier.


Para mais informação sobre o projeto consultar:

https://www.facebook.com/manicomio.basedonatruestory/




By saudemental, Jan 10 2019 07:10PM

O serviço de Psiquiatria Geriátrica do Centro Hopsitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) está a organizar um conjunto de sessões abertas para familiares e cuidadores de pessoas com demência. A inscrição é feita presencialmente ou através do email psiquiatriageriatrica@chpl.min-saude.pt


A primeira sessão decorreu ontem, não perca as próximas!


Para mais informação consulte o panfleto.




By saudemental, Feb 7 2018 11:09AM

Fundada a 6 de Março de 2009 no Hospital Miguel Bombarda, a Rádio Aurora – A Outra Voz é o primeiro programa de rádio português produzido e realizado por pessoas com um diagnóstico psiquiátrico que tem como objetivo principal contribuir para a redução do estigma e da discriminação vividos por estes nossos concidadãos.

Atualmente situada na varanda da Unidade de Convalescença do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, a Rádio Aurora - A Outra Voz constitui-se como um dispositivo de intervenção comunitária que pretende colaborar na reabilitação de todas as pessoas afetadas na sua Saúde Mental e na habilitação de uma Comunidade que se pretende verdadeiramente inclusiva.

A Rádio Aurora - A Outra Voz afirma-se como um projeto ético, um lugar onde a liberdade de expressão, a cidadania viva, o pensamento critico e criativo se constituem como forças motrizes de um programa que procura continuar a transformar mentalidades "interrogando o mundo acelerado em que vivemos, as suas loucuras e normalidades…".


Atualmente a Rádio Aurora - A Outra Voz é transmitida em 17 estações de rádio: do Minho ao Algarve, do interior ao litoral, do meio rural ao meio urbano, do continente às regiões autónomas, das rádios universitárias às rádios locais, das rádios Web às rádios FM.


Salienta-se a transmissão na Rádio Amália ao domingos pelas 11h00 e na Rádio Antena 1, à 01h35 na madrugada de 4ªa para 5ª feira.


Site: www.radioaurora.pt

Faceboook: Rádio Aurora Outra Voz




* Required
530

Fale connosco

Depressão Perturbação Bipolar Perturbação Obsessivo Compulsiva Tratamento com lítio Tratamento com valproato

Faça aqui o download dos folhetos.

Leia e divulgue!

Calmantes ou Benzodiazepinas www.saudemental.pt