SM

NOTÍCIAS

 

By saudemental, Nov 16 2017 06:45PM

23 de Novembro, 14h00 as 17h00

Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3

Entrada livre


Esta sessão assinala o encerramento da Plataforma Gulbenkian para a Saúde Mental Global que procurou desenvolver modelos para a saúde mental no contexto da Agenda da Saúde Global.

Uma parceria com a Organização Mundial de Saúde e o Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.


Mais informações: https://gulbenkian.pt/



By saudemental, Nov 11 2017 06:05PM

A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe, no dia 13 de novembro, às 9 horas, o simpósio "Dormir e relaxar sem depender de benzodiazepinas (calmantes)", promovido pela Coordenação Nacional da Estratégia do Medicamento e dos Produtos de Saúde, em colaboração com outros 14 departamentos do Ministério da Saúde e as Ordens dos Médicos, dos Farmacêuticos e dos Psicólogos. A iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, na sessão de abertura.


Esta campanha de sensibilização tem como objetivo alertar profissionais de saúde e cidadãos para a utilização excessiva de benzodiazepinas (BDZ) e foca-se em três aspetos:

- os riscos da utilização de BDZ,

- a necessidade de suspensão ou redução destes medicamentos ser feita pelo médico assistente, e

- a existência de alternativas terapêuticas não medicamentosas e medicamentosas para o tratamento da ansiedade e da insónia.


A utilização de BDZ em Portugal tem-se mantido elevada e superior à de outros países, apesar de diversos alertas e recomendações. Em 2016, 1,9 milhões de utentes portugueses adquiriram pelo menos uma embalagem de medicamentos destinados sobretudo ao tratamento das perturbações de ansiedade e insónia. Estes utentes são maioritariamente do género feminino (70 %), nas faixas etárias entre os 55 e os 79 anos (52 % do género feminino).

A região dos Açores é a maior utilizadora destes medicamentos, seguida pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) do Centro e do Norte. A ARS do Algarve regista a menor utilização.


Existe evidência e largo consenso das consequências da utilização das BDZ devido aos riscos de dependência, de alterações da memória, de fraturas devidas a quedas e de acidentes de viação.


As inscrições para participação no simpósio podem ser feitas através do formulário online.


in www.sns.gov.pt


By saudemental, Nov 2 2017 08:25PM

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

20/10/2017 a 11/03/2018

Curadoria: Aida Rechena e Teresa Furtado


Os museus não são lugares neutros. Pelo contrário, procuram dar respostas a questões fundamentais para a sociedade. O Género enquanto dimensão identificadora dos indivíduos inclui-se nessas questões. O corpo, a sexualidade, a identidade e resistência são as dimensões presentes na construção diária do Género que conduzem esta exposição.


Procurando desfazer estereótipos relativamente à compreensão do Género, a exposição traz para o espaço museológico a reflexão e o debate sobre a dimensão de Género, a partir de um conjunto de obras de arte dos artistas portugueses Alice Geirinhas, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vidigal, Carla Cruz, Cláudia Varejão, Gabriel Abrantes, Horácio Frutuoso, João Gabriel, João Galrão, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Maria Lusitano, Miguel Bonneville, Thomas Mendonça e Vasco Araújo.



By saudemental, Oct 25 2017 09:52AM


O Festival Mental tem como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental, trazendo-a à discussão popular através do cinema, das artes e da informação.

Inspirado pela dinâmica, inovação e fantásticos resultados conseguidos pelo festival escocês SMHAFF Scottish Mental Health Arts and Film Festival, o primeiro Mental ocorre de 9 a 12 de novembro de 2017, com documentários premiados pelo IFF – International Film Festival 2017. As temáticas escolhidas para este ano são: Borderline, Prevenção, Alzheimer e Alcoolismo.

Outra grande aposta são as M-Talks com convidados de renome nas várias áreas científicas e pedagógicas e que estarão presentes nas três salas escolhidas: Cinema Amoreiras, Auditório da biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (ABMOR) e Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.


Mais informações em: www.mental.pt


By saudemental, Oct 22 2017 11:44AM


1. Praticar uma dieta saudável

2. Praticar atividade física todos os dias

3. Estar vacinado

4. Não fumar

5. Evitar ou minimizar o consumo de álcool

6. Gerir o stress

7. Praticar uma boa higiene pessoal

8. Não acelerar, nem beber e conduzir ao mesmo tempo

9. Usar cinto de segurança enquanto conduz e o capacete na bicicleta

10. Praticar sexo seguro

11. Fazer checkups de saúde regularmente

12. Amamentar é essencial para o bebé e para a mãe



By saudemental, Oct 18 2017 07:47PM

21 out, sábado, 21h: sessão com audiodescrição

22 out, domingo, 17h30: sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa


Sinopse:

O AQUI é um espetáculo de dança cujo tema é o tempo. O tempo cronológico e o tempo interior, explorados através do cruzamento de linguagens, tecendo uma peça em que os sentidos e as emoções nos conduzem a um reequilíbrio constante. Em palco, é criado um espaço de desafio, uma arena de olhares e de questionamento, que induz à reavaliação de quem sou Eu e de quem é o Outro.

O AQUI pretende ser um lugar de paragem nas modelações e encenações que a sociedade produz, numa procura constante do humanismo absoluto. Um espetáculo com uma narrativa por vezes fluida, por vezes fragmentada, onde se encontram mundos com diferentes circunstâncias de ser e de estar, onde confluem o risco e o afeto, o arrojo e a generosidade e se conquista um espaço de igualdade.


By saudemental, Oct 14 2017 10:58AM

O Plano Nacional para a Saúde Mental faz um ponto de situação sobre a Saúde Mental em Portugal, onde consta um sumário das atividades feitas em 2016, uma previsão do que está a ser realizado em 2017/2018 e o que se prevê fazer até 2020.


Quais são as principais conclusões?

- As pessoas estão a viver mais anos, mas com incapacidades na área da saúde mental, o que implica uma sobrecarga para a Sociedade.

- O número de mortos por saúde mental é baixo e está, na maioria, relacionado com o suicídio. É no Alentejo onde acontecem o maior número de suicídios, na maioria homens.

- Maior rigor e qualidade na prescrição de medicamentos na área da saúde mental.

- Aumentar os registos de perturbações mentais nos Centros de Saúde.

- Aumentar os cuidados e serviços na área da saúde mental para as crianças/adolescentes e adultos.


O que se quer atingir em 2020?

- Aumentar em 25% o registo das perturbações mentais nos Centros de Saúde.

- Estabilizar a prescrição de medicamentos para o tratamento de ansiedade na população.

- Apoiar a criação de 1.500 lugares para adultos e 500 para crianças/adolescentes em Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental.

- Realizar mais 30% de ações de promoção da saúde mental e de prevenção das doenças mentais.



Pode consultar o Plano na integra em: https://www.dgs.pt


By saudemental, Aug 31 2017 09:00AM

A experiência acumulada nos países ocidentais demonstra que a implementação de um plano nacional de saúde mental, abrangente e tecnicamente bem fundamentado, é uma condição imprescindível a uma reforma de âmbito nacional.


O Programa deste Governo, reconhecendo-o, definiu esta como uma das áreas prioritárias, estabelecendo metas no sentido de alinhar este com o Plano Nacional de Saúde.


Por outro lado, o plano estratégico deve funcionar como um elemento conceptual agregador a nível das diversas iniciativas sectoriais, sob risco de multiplicação de propostas e documentos não articulados entre si e eventualmente desalinhados de uma estratégia nacional para a saúde mental.


Foi, dentro desses objetivos que foi determinado, através do Despacho nº 1490/2017, de 14 de fevereiro, que a Direção-Geral da Saúde e a Comissão Técnica de Acompanhamento da Reforma da Saúde Mental, procedessem à avaliação dos Planos e à respetiva atualização, devidamente alinhada com o Plano Nacional de Saúde, tendo em conta a informação disponível.


Na execução da citada determinação, entregou a Comissão Técnica de Acompanhamento da Reforma da Saúde Mental, um Relatório que teve como objetivo nuclear definir os mecanismos que permitam ultrapassar os constrangimentos identificados nos últimos 10 anos no que se refere à reforma dos serviços de saúde mental no nosso país.


O relatório que agora se submete à apreciação das diferentes Entidades interessadas na área, incluindo as Organizações Profissionais, e dos Cidadãos em geral, bem como à discussão pública no Portal do SNS, solicitando que os pareceres julgados pertinentes sejam remetidos aqui até às 12h do dia 30 de setembro de 2017.


in www.sns.gov.pt


Pode aceder ao Relatório em: www.sns.gov.pt


* Required
530

Fale connosco

Depressão Perturbação Bipolar Perturbação Obsessivo Compulsiva Tratamento com lítio Tratamento com valproato

Faça aqui o download dos folhetos.

Leia e divulgue!

Calmantes ou Benzodiazepinas www.saudemental.pt