SM

Somos Médicos de Família, Psiquiatras, Psicólogos e Enfermeiros.

 

Trabalhamos em Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar da zona Oriental de Lisboa e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. As nossas equipas têm uma história já longa de cooperação, pelo que conhecemos os benefícios que esta ligação tem para a população que servimos.

 

É na continuidade deste trabalho conjunto que surgiu a necessidade de criar uma plataforma de informação/formação, onde as pessoas possam encontrar respostas e esclarecimentos sobre diferentes aspetos relacionados com a Saúde Mental.

 

Este portal é desenhado como um espaço de informação clara e compreensível, em língua portuguesa e para a população em geral sobre a Saúde Mental. Pretende fornecer informação e esclarecimento sobre os sinais e sintomas do adoecer mental, facilitando o seu reconhecimento e a procura atempada de cuidados adequados. Pretende também ser uma ferramenta de divulgação e promoção de estilos de vida saudáveis.

Captura de ecrã 2015-07-5, às 09.17.07

Consideramos que uma pessoa bem informada é capaz de utilizar melhor os serviços de saúde e também fazer melhores escolhas em relação ao seu tratamento. Neste sentido, o portal tem o propósito de promover o envolvimento da população em geral na tomada de decisões em matérias relacionadas com a Saúde Mental.

 

O combate ao estigma e à exclusão social das pessoas com Perturbações Mentais é outra das nossas grandes lutas e dos objetivos deste Portal. A Educação para a Saúde Mental (Literacia) é um dos passos fundamentais para a desconstrução de mitos e preconceitos sobre a doença mental, e assim promover uma melhor compreensão e aceitação destas situações.

 

Os esclarecimentos obtidos através da sua consulta e leitura não excluem ou substituem a consulta do seu médico assistente, assim como o pedido de orientação por um profissional de saúde da sua confiança.

 

Respeitamos a diferença e a diversidade humana.